Categoria | NOTÍCIAS

Outras explorações animais

Além da tradicional bovinocultura, a região de Araçatuba investe em outras explorações animais, como a ovinocultura, (criação de ovinos) que vem crescendo muito no Brasil.

Desde 1970, a região de Araçatuba se destaca na produção da carne. De acordo com o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo, a região totaliza 15.875 cabeças, em 309 propriedades rurais. Só a cidade de Araçatuba corresponde a 36% da criação de ovinos, com um total de 5.773 cabeças.

As raças e cruzamentos de ovinos em destaques são: Suffolk, Santa Inês e Dorper, que se mostram em constante crescimento. As raças Ile de France, Texel e Hampshire Down também fazem parte da ovinocultura na região.

De acordo com os censos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 1985 a 2006, o rebanho de ovinos no Estado de São Paulo cresceu 96,4% neste período, passando de um efetivo de 234.641 mil para 460.476 mil cabeças.

Segundo Arnaldo dos Santos Vieira Filho, presidente da Aspaco (Associação Paulista de Criadores de Ovinos), por ser uma atividade de baixo investimento inicial e poder ser criada em consórcio com outras atividades agropecuárias, como lavouras, silviculturas, e a própria bovinocultura de carne ou leite, a ovinocultura, aos poucos, está sendo inserida como diversificação de renda nas pequenas, médias e grandes propriedades da região. “Estamos numa excelente região para produção de ovinos, com solo e clima favoráveis para raças produtoras de carne e leite”, ressalta Vieira Filho.

 

VARIEDADES – A economia da região de Araçatuba conta com diversas outras explorações animais. Uma delas é a suinocultura, que apresenta 14.860 cabeças entre 522 propriedades rurais na região.

Outro destaque é a equinocultura, que  reúne 8.033 cabeças, divididas em 2106 unidades de produção.  A avicultura para ovos apresenta 1.892.438 cabeças entre 171 propriedades. Já a piscicultura, 330.805 metros quadrados e a caprinocultura soma 1.061 cabeças, apresentando cerca de 30 propriedades rurais na região.

Fonte: Ideale Comunicação

Comments are closed.

Advertise Here
Advertise Here

Informativo

Assine nosso Informativo.